Os nossos parceiros locais

No dia 26 de outubro realizámos a primeira reunião de parcerias, onde aproveitámos para dar a conhecer o nosso grupo turma e algumas das atividades que pensamos desenvolver ao longo deste ano letivo. A sala foi pequena para mais um momento enriquecedor, com sugestões muito construtivas que nos permitirão fazer a diferença e crescer. Os nossos parceiros são fundamentais para o sucesso desta turma e dos jovens que dela fazem parte, e por isso queremos agradecer toda a disponibilidade e colaboração que têm demonstrado para com o PIEF de Portalegre.

Eles estão por aí...






As abóboras, as bruxas, os vampiros, os morcegos e as teias de aranha instalaram-se. E nós estamos a fazê-los ganhar vida...

Doce de Abóbora





E porque a alimentação foi o tema dominante da semana, já demos inicio à confeção do já famoso doce de abóbora, assim como da decoração das respetivas embalagens. E porque somos empreendedores, informamos toda a gente que aceitamos encomendas.

Dia mundial da alimentação





Para comemorar o dia mundial da alimentação a turma PIEF de Portalegre elaborou, transversalmente nas disciplinas de Ciências, Educação Artística e Exploração Vocacional, um top dos 25 alimentos mais saudáveis, que culminou numa exposição no átrio da nossa escola.

NÃO à obesidade!...Nem à pobreza!





Ainda no âmbito do dia Mundial da Alimentação e com o intuito de promover hábitos de vida saudáveis, no dia 17 de Outubro participamos numa caminhada intergeracional, organizada pela nossa Autarquia. Nesta participaram, crianças, jovens, adultos e séniors. No final fizeram-se rastreios para medir o IMC.

Ao longo desta caminhada lembrámo-nos que neste dia também se comemora o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

As Regras do PIEF de Portalegre

1. Respeitar os toques de entrada para a falta não ser marcada!

2. Não entrar em sala de aula a comer, pois podes deitar miolos no sítio onde vais escrever!

3. Não usar o telemóvel/mp3 na sala, pois este pode tocar e a aula atrapalhar, assim como a matéria que o professor está a dar!

4. Objectos pessoais no cacifo devem ficar, para a aula correr bem e ninguém ter de se zangar!

5. Não faltar à prática simulada de exploração vocacional, pois quem sabe se não está o futuro nessa aula especial!

6. Evitar conflitos com os colegas, principalmente durante o horário escolar, para que não haja confusão e ninguém tenha que se magoar!

7. Bonés, gorros e óculos de sol nas aulas não usar, mas lá fora os mesmos não podem faltar!

8. Respeitar o estatuto do aluno, mas temos de ver bem, ele tem direitos, mas muitos deveres também!

9. Não danificar o material, seja oferecido ou comprado, pois vais gastar dinheiro em algo que em breve será estragado!

10. Não perturbar o trabalho dos colegas, e todos respeitar, assim as aulas custam menos, e o PEF vais completar!

11. Não sair da sala de aula sem justificações nem porquês, pois os professores precisam de saber, e quem sabe, ajudar talvez!

12. À casa de banho não podes ir, beber água também não, faz tudo no intervalo para alcançar a perfeição!

13. Se queres sair da sala quando tocar, o material deves arrumar!

...e por fim, olha para estas regras como uma mais valia, não as deixes passar em vão, pois elas não são ordens, são a tua avaliação!

Estas regras foram elaboradas pelos alunos da turma, com o contributo especial do sr. Luís Oliveira, o nosso poeta de serviço.

Dia europeu sem carros...diagnóstico?...











No dia 22 de Setembro, dia europeu sem carros, começamos o dia com uma caminhada a pé até à escadaria da Sra. da Penha. Porquê a este local? É que os nossos professores acharam que seria um bom local para fazer atividades de diagnóstico. Significa que, chegou mais depressa à igreja quem acertou corretamente às questões que nos foram colocadas ao longo da subida. Após muitas questões acertadas e 270 degraus subidos tivemos um momento de lazer com muitos desportos tradicionais e dança à mistura.

Atividades de integração



Este ano letivo iniciou com as actividades de integração, que decorreram no polidesportivo da Associação dos Covões, espaço gentilmente cedido. Aqui ficam algumas imagens que traduziram o dia.

Novo ano letivo com muita paz



Este ano letivo, o nosso primeiro dia de atividades de integração coincidiu com o dia internacional da paz. Desta forma não quisemos deixar de assinalar o dia com uma peça de roupa branca.