Ação de Sensibilização da CPCJ de Portalegre



Ainda no âmbito das comemorações do aniversário da convenção dos Direitos das Crianças, através de um desafio lançado à CPCJ de Portalegre, decorreu no dia 23 de novembro uma ação de sensibilização entitulada “A Intervenção da CPCJ: por sorrisos mais felizes”, especialmente dirigida a directores de turma, coordenadores de curso e técnicos. Consideramos que foi esclarecedor e permitiu perceber um pouco melhor o papel e âmbito de intervenção desta entidade.



"As filhós de Natal"










No dia 22 de novembro a nossa turma dirigiu-se ao Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu para dramatizar, através de sombras chinesas, a peça "As filhós de Natal". Tivemos um público numeroso e atento. No final foram entregues marcadores e um cartaz com os Direitos das Crianças, a fim de serem distribuídos pelas várias salas de creche e pré-escolar.


Não podemos deixar de agradecer a colaboração desta entidade na disponibilização do espaço e de transporte, assim como a maneira afável com que acolheu esta iniciativa.

Semana dos direitos

No âmbito das comemorações do aniversário da Convenção dos Direitos das crianças, o nosso PIEF organizou a "Semana dos Direitos", com atividades que envolvem não só o grupo turma, mas toda a comunidade escolar, parcerias e comunidade de uma forma geral. O programa é o seguinte:

Dia 21 às 15 horas - Içar da bandeira do PIEF de Portalegre;
Dia 22 às 9.30 horas -Dramatização da peça "As filhós de Natal", no Centro Infantil de são Bartolomeu, dinamizada pelos alunos da turma;
Dia 23 às 17.00- Acção de Sensibilização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Portalegre na nossa escola, dirigida a docentes;
De 21 de Novembro a 10 de Dezembro- Concurso de fotografia digital "Um outro olhar pelos direitos", que culminará com uma exposição em espaços públicos da cidade.

Esperamos com esta iniciativa contribuir para uma maior consciencialização da importância dos direitos das crianças.

Em Portalegre o içar da bandeira foi assim...





Às 15 horas, tal como em todas as escolas onde existem grupos turma PIEF, a turma de Portalegre içou a sua bandeira, não só para assinalar o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, mas também para simbolizar o início da "Semana dos direitos".

Banca dos Sabores de Outono







Após uma cuidada preparação, no passado dia 11 de Novembro, em jeito de comemoração do S. Martinho, a nossa turma organizou a banca de sabores de Outono. Não faltaram as iguarias gustativas e olfativas e no final da manhã já tinhamos a banca praticamente vazia. Foi um sucesso.

A semana dos Direitos

No âmbito da comemoração do aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, o PIEF e o GAAF da escola José Régio uniram-se para lançar o concurso de fotografia "Um outro olhar sobre os direitos", no qual podem participar todos os alunos da escola.


Para além deste concurso, no dia 21 de Novembro decorrerá o içar da bandeira do PIEF, às 15 horas, tal como em todos os PIEF.


Ainda para assinalar esta data a CPCJ vem à escola no dia 23 de Novembro realizar uma sessão para todos os diretores de turma, coordenadores de cursos e técnicos da àrea social.

Que será?....Baklava?!?!?.....

Visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

A cozinha onde se preparava o almoço



Outra cozinha mais utilizada para concursos

A sala de prova de vinhos e azeite



O acolhimento e breve apresentação que a Sra. Diretora da escola nos fez


No passsado dia 8 de Novembro deslocámo-nos à escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Após um breve explicação acerca dos cursos que existem e condições de admissão dos formandos, pudemos visitar as suas instalações e observar in loco que tipo de trabalho os alunos lá realizam. Fomos muito bem recebidos e gostámos desta visita.

Desafio "24 turmas, 52 anos de Direitos, 1 Bandeira... O Alentejo!"



Eis a participação da turma de Portalegre no desafio do PIEF de Sto. Antão-Évora "24 turmas, 52 anos de Direitos, 1 Bandeira... O Alentejo!". Agora estamos expectantes quanto ao resultado final.

Concurso de abóboras

A vencedora, com uma larga maioria de votos. A do Fernando Guedelha

As eleitas pelos alunos, foram as quatro mais votadas. Da esquerda para a direita: da Anka, do Fernando, do João B. e da Svetla.


As abóboras definitivamente instalaram-se. De tal maneira que decidimos realizar um concurso para escolher as mais originais.

Neste momento estão expostas na biblioteca da nossa escola.