"Aprendiz de Arqueólogo"

No passado dia 10 de dezembro fomos aprender um pouco mais da história da nossa cidade. Inserido na área de Formação Vocacional, tivemos a oportunidade de participar numa atividade promovida pela Fundação Robinson denominada "Aprendiz de Arqueólogo". Depois de uma visita acompanhada ao Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco tivemos a oportunidade de saber mais através dos vestígios aí encontrados.




 


Com a SIC a filmar

 


 
A descobrir tesouros escondidos


Postais de Natal

Na disciplina de Educação Artística a aluna Raquel Daniel fez postais de Natal.
Aqui ficam as fotos:


Biografias de autores de Língua Portuguesa

Após termos estudado a diferença entre autobiografia e biografia nas aulas de Viver em Português, os alunos partiram à descoberta da vida e obra de alguns autores de língua portuguesa.
Aqui ficam alguns desses trabalhos de pesquisa elaborados pelos alunos Raquel e Daniel, Rute e Vanessa respectivamente.



Mia Couto nasceu na Beira em Moçambique, em 1955.
Poeta e ficcionista, Mia Couto foi primeiro conhecido pela atividade jornalística, tendo sido, após a independência do seu pais, director da Agência de Informação de Moçambique.
Da revista “Tempo” e do jornal de Noticias.
Hoje em dia exerce a profissão de biólogo, em simultâneo com a escrita. Recebeu vários prémios literários, com destaque para o Prémio Vergílio Ferreira em 1999 e o Prémio Marco António em 2001.







Fernando Pessoa Extraordinário poeta e uma das personalidades representativas da literatura europeia do seculo XX, Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em 1888 e aí morreu em 30 Novembro de 1935.
Perdeu o pai aos 5 anos. Dois anos depois a mãe volta a casar e vão viver para a África do Sul, onde Fernando Pessoa fez os seus estudos.
Quando regressa a Portugal, domina perfeitamente a língua inglesa e ainda inicia o curso de letras, que acaba por abandonar.
Foi director de várias firmas, vivendo sozinho até à morte. Em Outubro de 1924, surgem os seus principais heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, autores fictícios que, segundo o próprio Fernando Pessoa, são individualidades que devem ser consideradas distintas que as criou.      


Sofhia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 6 de Novembro de 1919. Tem no nome uma mistura de sangue dinamarquês e aristocrático, e nas histórias mais antigas  a de uma criada que lhe recitou “ A nau Catrineta” , tinha ela 3 anos. Antes de aprender a ler já sabia de cor versos de Camões e de Antero, e aos doze já escreveia os seus. Fez o ensino secundário no colégio Sagrado Coração de Maria , no Porto, mas aquando da faculdade mudou-se para Lisboa, onde estudou Filologia Clássica a aprendeu a amar o Tejo. O primeiro livro, Poesia, tinha ela 24 anos, inclui alguns dos primeiros poemas, escritos dez anos antes.
Recebeu vários prémios, de que se destacam o  Prémio Teixeira de Pascoaes em 1977; o Prémio Camões (primeira mulher portuguesa a recebê-lo) , em 1999 ; o  Prémio Max Jacob Étranger, em 2001 ( prémio instituído em França em 1951 e pela primeira vez atribuído a um autor não francês).
Algumas das suas obras publicadas são : A menina do Mar ; A fada Oriana ; O rapaz de bronze ; O cavaleiro da Dinamarca ; Histórias da terra e do mar ; Noite de natal ; Obra Poética.


Dia Mundial da Luta Contra a Sida

Para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, a 1 de dezembro, a turma PIEF participou na criação de um laço humano, símbolo da luta contra esta doença. A iniciativa partiu da Escola José Régio e foi seguida da visualização do filme "Filadélfia".




Podem ver as fotos aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.241965279302771.1073741864.115299875302646&type=1

Poesia visual

Na aula de Viver em Português foi proposto aos alunos criar algumas poesias visuais. Aqui ficam elas:

Mitko

Pedro

Daniel

David