Oficina de escrita criativa

Na aula de Viver em Português foi proposto aos alunos que dessem largas à sua imaginação e que, de três temas disponíveis escolhessem um, criando uma história.

As alunas Raquel e Vanessa, do 2º ciclo, e a Rute, do 3º ciclo, trabalharam em conjunto e produziram o seguinte texto. O tema delas era: "Os teus pais receberam uma herança – uma casa muito velha numa aldeia remota do Minho. Todos na aldeia sabem que os proprietários tinham um tesouro bem guardado, mas ainda ninguém conseguiu lá entrar."



Um tesouro abandonado


Num dia de Verão, eu e as minhas irmãs, decidimos ir passear até ao jardim. À saída de casa recebemos uma chamada a informar-nos que a nossa tia Manuela tivera falecido. Informaram-nos também que deixara uma carta para nós na casa do Minho onde ela habitava.

Como já estávamos de férias da escola e ansiosas para ler a carta decidimos ir até lá.

Passadas três horas de viagem, por fim chegámos.

Avistámos uma casa ao longe, muito antiga e até assustadora, mas decidimos avançar e entrar.
 

Era uma casa enorme, estava muita suja e com poucas condições de habitação. Subimos as escadas e deparámo-nos com uma carta já antiga, que dizia:

“Minhas queridas, queria agradecer todos os momentos que passámos juntos, escrevi esta carta para agradecer e não só. Queria também dizer-vos que existe um tesouro que nunca antes ninguém o descobriu. E eu sei que vocês o irão encontrar (…) .”

Decidimos então ir procurar o tal tesouro de que a nossa tia falara. Procurámos por toda a casa até encontrarmos uma porta secreta. Com receio entrámos …

Era uma sala enorme com muitas teias e até ratazanas assustadoras … Abrimos as janelas para vermos o que lá tinha dentro, porque a casa era tão antiga que nem luz havia. Lá dentro havia muitas antiguidades, e até vidros partidos pelo chão, tínhamos que ter algum cuidado. Abrimos o roupeiro e deparámo-nos com roupas muito antigas, até que vimos uma coisa a brilhar que nos despertou a atenção. Era um pequeno baú com medalhões e joias antigas que seriam dos nossos entes-queridos. Depois de uma semana de grande arrumação e limpezas, a casa ficou um brilho, até parecia nova. De volta à nossa casa levámos o pequeno tesouro nunca antes encontrado, mostrámo-lo aos nossos queridos pais que ficaram espantados connosco ao ver que fomos nós que o conseguimos encontrar, após tanta gente tentar. Ficámos com a casa do Minho para férias, mas também para turismo rural.

Sessão de higiene oral

No dia 15 de janeiro dirigimo-nos às instalações da Loja Social onde participámos numa sessão de Higiene Oral, promovida pelos alunos do 3º ano, do curso de  Higiene Oral, da Escola Superior de Saúde de Portalegre.
Foi uma sessão esclarecedora onde participámos ativamente e com interesse. Nessa sessão houve dois momentos, um expositivo seguido de um rastreio oral realizado aos alunos do PIEF.





Angariação de fundos para apoio às vítima do tufão Haiyan nas Filipinas

Estamos de volta!

E começámos o 2º período em Formação Vocacional com uma iniciativa incluída nas ações de interesse social e comunitário. De forma a apoiar as vítimas do tufão Haiyan nas Filipinas associámos-nos à UNICEF para angariar donativos que apoiem as crianças deste país.
Começámos por ver alguns filmes e fotos da tragédia que assolou este país asiático e perceber um pouco melhor qual a missão desta instituição internacional. De seguida iniciámos a elaboração de cartazes e pequenos panfletos para o nosso peditório.


Cartaz criado pelo Mitko e Pedro

Cartaz do Daniel, José e Carina

David e o seu panfleto


 Algumas fotos das Filipinas: