Até p'ró ano!

Hoje foi o último dia de aulas e como tal o grupo turma de Portalegre vai de férias até setembro.
BOAS FÉRIAS!!!


Imagem retirada da net

Todas as crianças têm direito a brincar...


Este foi o mote para a turma PIEF de Portalegre assinalar duas datas importantes, relacionadas com a infância: O dia da criança, e o dia contra o trabalho infantil.

Como tal levou-se a cabo uma campanha de recolha de brinquedos na escola de São Lourenço, que culminou no dia 1 de junho. Tivémos várias doações.
 
 
De seguida procedemos à triagem e embrulho dos brinquedos, jogos e livros angariados
 
 
 
No dia 11 de junho, véspera do dia mundial contra o trabalho infantil os brinquedos angariados foram entregues à Obra Social do Sagrado Coração de Maria, destinados às crianças que frequentam o Centro de Acolhimento Temporário.
 
 
 
 No dia 12 de junho celebrou-se o dia mundial contra o trabalho infantil, o qual quisemos relembrar através de uma exposição fotográfica, previamente elaborada na aula de Ciências Sociais, por forma a lembrar que ainda há crianças, em algumas partes do mundo que não ocupam o seu tempo a brincar, como é seu direito.
 

 

O PIEF agradece a todos os que colaboraram nesta iniciativa.
 

Move-te, faz acontecer!

No dia 2 de junho participámos na ação "Move-te, faz acontecer", no jardim do Tarro, promovida pelo projeto Universo das Oportunidades e dinamizado por uma formadora do Programa Erasmus + juventude. Foi um momento de descontracção que contou com a participação, nas dinâmicas de grupo,de alguns dos nossos alunos.







PIEF participa no Alcokart

Cerca de 90 alunos do 9º ano e turma PIEF da Escola EB 2,3 José Régio participaram na sexta-feira, 30 de maio, numa actividade de prevenção e sensibilização para os perigos de conduzir sobre o efeito do álcool ou outras drogas – o Alcokart.

O dia começou com uma palestra de sensibilização feita pelos técnicos da GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária com o objectivo de enquadrar a actividade, falar nos consumos de álcool, nos efeitos que produzem no nosso organismo e perigos na condução.

De seguida os alunos passaram para o campo de jogos onde puderam experimentar a sensação de conduzir um kart eléctrico, o Alcokart, que simula a condução em condições seguras e perfeitamente controladas o efeito do álcool na condução. O Alcokart tem duas formas de funcionamento, numa funciona corretamente, respondendo adequadamente e no tempo certo às ordens do condutor. Na sua outra forma de funcionamento, o Alcokart não responde imediatamente às ordens do condutor, aqui a condução, a travagem e a aceleração têm uma resposta desfasada.

A actividade consistiu também em outras ferramentas pedagógicas como o Jogo da Distracção, em que os jovens conseguem compreender a problemática do uso do telemóvel enquanto conduzem. O jogo consiste em dar aos participantes uma série de tarefas que têm de realizar ao mesmo tempo, para que compreendas a dificuldade de por exemplo, enviar uma mensagem ao mesmo tempo que se está a conduzir. A outra denominada Óculos Alcovisão, permitiu que os jovens vejam como o álcool pode afetar a sua visão estando para o efeito disponíveis diversos tipos de óculos que simulam os efeitos na visão, dependendo da taxa de álcool no sangue.