PIEF participa no Alcokart

Cerca de 90 alunos do 9º ano e turma PIEF da Escola EB 2,3 José Régio participaram na sexta-feira, 30 de maio, numa actividade de prevenção e sensibilização para os perigos de conduzir sobre o efeito do álcool ou outras drogas – o Alcokart.

O dia começou com uma palestra de sensibilização feita pelos técnicos da GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária com o objectivo de enquadrar a actividade, falar nos consumos de álcool, nos efeitos que produzem no nosso organismo e perigos na condução.

De seguida os alunos passaram para o campo de jogos onde puderam experimentar a sensação de conduzir um kart eléctrico, o Alcokart, que simula a condução em condições seguras e perfeitamente controladas o efeito do álcool na condução. O Alcokart tem duas formas de funcionamento, numa funciona corretamente, respondendo adequadamente e no tempo certo às ordens do condutor. Na sua outra forma de funcionamento, o Alcokart não responde imediatamente às ordens do condutor, aqui a condução, a travagem e a aceleração têm uma resposta desfasada.

A actividade consistiu também em outras ferramentas pedagógicas como o Jogo da Distracção, em que os jovens conseguem compreender a problemática do uso do telemóvel enquanto conduzem. O jogo consiste em dar aos participantes uma série de tarefas que têm de realizar ao mesmo tempo, para que compreendas a dificuldade de por exemplo, enviar uma mensagem ao mesmo tempo que se está a conduzir. A outra denominada Óculos Alcovisão, permitiu que os jovens vejam como o álcool pode afetar a sua visão estando para o efeito disponíveis diversos tipos de óculos que simulam os efeitos na visão, dependendo da taxa de álcool no sangue.





















Sem comentários:

Enviar um comentário